O que é Modificação de Partilha?

O que é Modificação de Partilha?

A modificação de partilha é um procedimento jurídico que permite alterar a divisão dos bens em um inventário ou divórcio. Essa alteração pode ser necessária quando ocorrem mudanças nas circunstâncias dos envolvidos ou quando são descobertos novos bens que não foram incluídos na partilha original. É importante ressaltar que a modificação de partilha só pode ser solicitada antes da homologação judicial, ou seja, antes que a partilha seja considerada definitiva.

Quando é necessário solicitar a modificação de partilha?

A modificação de partilha pode ser necessária em diversas situações. Por exemplo, se após a partilha de um inventário, um dos herdeiros descobre que existem outros bens que não foram incluídos na divisão, ele pode solicitar a modificação para que esses bens sejam incluídos e divididos entre os herdeiros. Da mesma forma, no caso de um divórcio, se um dos cônjuges descobre que o outro ocultou bens durante o processo de partilha, ele pode solicitar a modificação para que esses bens sejam incluídos e divididos de forma justa.

Como solicitar a modificação de partilha?

Para solicitar a modificação de partilha, é necessário entrar com uma ação judicial, por meio de um advogado especializado em direito de família. O advogado irá elaborar a petição inicial, na qual serão apresentados os motivos pelos quais a modificação é necessária, bem como as provas que comprovem esses motivos. É importante ressaltar que a modificação de partilha só pode ser solicitada antes da homologação judicial, ou seja, antes que a partilha seja considerada definitiva.

Quais são os documentos necessários para solicitar a modificação de partilha?

Para solicitar a modificação de partilha, é necessário apresentar alguns documentos, como por exemplo:

– Certidão de óbito do falecido, no caso de inventário;

– Certidão de casamento, no caso de divórcio;

– Documentos que comprovem a existência dos bens que não foram incluídos na partilha original;

– Documentos que comprovem as mudanças nas circunstâncias dos envolvidos;

– Provas que comprovem a ocultação de bens, no caso de divórcio.

Quais são os prazos para solicitar a modificação de partilha?

Os prazos para solicitar a modificação de partilha podem variar de acordo com cada caso. No caso de inventário, o prazo para solicitar a modificação é de até 2 anos contados a partir da data da homologação judicial da partilha. Já no caso de divórcio, o prazo para solicitar a modificação é de até 2 anos contados a partir da data da homologação judicial do divórcio.

Quais são os critérios utilizados para a modificação de partilha?

Os critérios utilizados para a modificação de partilha podem variar de acordo com cada caso. No entanto, em geral, são levados em consideração fatores como:

– A existência de novos bens que não foram incluídos na partilha original;

– As mudanças nas circunstâncias dos envolvidos;

– A ocultação de bens por parte de um dos cônjuges;

– A necessidade de garantir uma divisão justa e equitativa dos bens.

Quais são as consequências da modificação de partilha?

A modificação de partilha pode ter diversas consequências, dependendo de cada caso. No caso de inventário, por exemplo, se a modificação for deferida pelo juiz, os bens que não foram incluídos na partilha original serão acrescentados e divididos entre os herdeiros. Já no caso de divórcio, se a modificação for deferida, os bens que foram ocultados serão incluídos na partilha e divididos de forma justa entre os cônjuges.

Quais são os cuidados ao solicitar a modificação de partilha?

Ao solicitar a modificação de partilha, é importante tomar alguns cuidados, como por exemplo:

– Reunir todas as provas necessárias que comprovem os motivos da modificação;

– Contratar um advogado especializado em direito de família;

– Respeitar os prazos estabelecidos pela lei;

– Estar preparado para enfrentar um processo judicial, que pode ser demorado e complexo;

– Ter em mente que a modificação de partilha só pode ser solicitada antes da homologação judicial.

Conclusão

A modificação de partilha é um procedimento jurídico que permite alterar a divisão dos bens em um inventário ou divórcio. É importante solicitar a modificação antes da homologação judicial e apresentar os documentos e provas necessários para comprovar os motivos da modificação. Ao solicitar a modificação de partilha, é importante tomar alguns cuidados e contar com o auxílio de um advogado especializado em direito de família.

Precisa de orientação jurídica?

Fale agora conosco, podemos te ajudar!
agendamento
(11) 9 6188-4424

Fale com Nossa Equipe de Especialistas Jurídicos

agendamento